novembro 14, 2012

Porto, Novembro 2012

Até há poucos anos o Porto era uma cidade que nada me dizia.
Para ser sincera achava uma cidade feia e triste, talvez pela degradação e escuridão de muitos edifícios.
Há cerca de 3 anos numa das visitas que diz à cidade deu-se a viragem. Eis que comecei a apreciar a cidade e a perceber os seus encantos, a beleza dos edifícios, o magnifico e diversificado comércio tradicional e pode parecer insignificante, mas para uma pessoa viciada em padrão e cor como eu, os azulejos!! Aliás, numa visita passada dei por mim a fotografar exclusivamente fachadas de edifícios, focando não só o revestimento a azulejo, mas também as portas que maior parte das vezes tem um trabalhado em ferro no topo lindíssimo (certamente isto terá um nome, mas eu não sei!)

Há uma coisa que é certa nos meus passeios por esta cidade encantada - PERCO-ME SEMPRE!
Conheço os locais, passo  tempo a dizer "eu já estive aqui", mas desconheço por completo como as ruas/zonas se interligam.
Se por um lado é totalmente frustrante - nunca encontro as mesmas lojas na visita seguinte - por outro lado MARAVILHOSO! Quando me perco encontro sempre uma loja fantástica!

Esta visita, que contou também com uma visita a Viana do Castelo (farei um post dedicado a este dia), superou todas as minhas expectativas.
E porque este é um espaço de partilha, hoje deixo algumas dicas de espaços a visitar no Porto. Caso tenham oportunidade e curiosidade em conhecer, deixem-se encantar, pois o Porto é lindo... e Portugal também!!

- Feira de artesanato no Cais de Gaia no segundo Domingo de cada mês. Tem alguns projectos fantásticos (outros nem por isso).

- Restaurante "O Mercado" no Mercado Ferreira Borges (actual Hard Club). Das decorações mais giras e originais que já vi - as mesas eram feitas de paletes e as cadeiras de bilhas. Como diriam os portuenses, é TOP. (fotografia 2)

- A Casinha (Avenida da Boa Vista, perto da Casa da Música) - provavelmente faltar-me-ão palavras para descrever este espaço. Mas vou tentar resumir. Se alguma vez tivesse um espaço que servisse refeições, gostava que este fosse assim. Um espaço com um conceito muito bem sustentado, onde cada detalhe foi pensado ao pormenor, as cores, a decoração, a história contada, a simpatia e qualidade do atendimento. Bom demais mesmo... (fotografia 3)

- Na fotografia 4 conta com o mural numa loja da Rua da Cedofeita. A loja chama-se Dedicated e para além de material para graffiti, tem também algum vestuário e calçado que pode ser personalizado.

- Rua Miguel Bombarda, um ícone no que toca às artes, da cidade do Porto. Lojas com conceitos inovadores, galerias de arte, entre outros.
Já tinha ouvido maravilhas acerca da hospitalidade da Rota do Chá e por várias vezes tinha passado mesmo à porta. Desta vez não resisti a entrar e a deixar-me encantar pelos magníficos espaços que este edifício tem para oferecer - uma loja de chá, uma cafetaria, um jardim e uma loja que era a minha cara. Uma loja diria de viagens, onde um amontoado de objectos se encontra de forma familiar e harmoniosas. A fotografia 5 é de uma sala das salas da cafetaria.

- Rua das Galerias de Paris é desde há algum tempo paragem obrigatória. A loja da Vida Portuguesa  (fotografia 6) está albergada num edifício icónico e apesar de já conhecer quase todos os produtos, não resisto a uma visita. Encantadora!
Nesta rua abriu uma Pop up store da marca portuguesa de calçado Golmud. Para além do calçado, foram convidadas outras marcas portuguesas com especial enfoque nos acessórios de moda - tem as malas lindas da Caravana Bazar!!

- Acreditam que nunca tinha entrado na livraria Lello??? (Shame on me)

- Andava eu perdida, quando dei por mim a uma loja (ou armazém) de cabedais e peles. Não tenciono para já começar a utilizar este tipo de materiais, não só pelo preço, mas acima de tudo por questões éticas. Ao questionar os funcionários acerca de preços, cores e afins, foram "tão pouco simpáticos" que logo desisti de continuar com a minha possível compra... Enfim...

- Estava de regresso a casa (escuso dizer que estava um pouco perdida, se bem que sabia a direcção do Aliados) quando me deparei com a loja de Belas-Artes/papelaria com completa que já conheci no país.
Para alguém como eu que baba com prateleiras de cartolinas, expositores de tintas, pincéis bem alinhados por tamanhos... Tudo muito bonito e apetecível. 
Não sei dizer a morada ao certo, mas fica na mesma rua do Teatro Sá da Bandeira e muito perto da estação de São Bento. Convém indicar o nome para os possíveis interessados - M. Sousa Ribeiro.

Este post poderia continuar por mais alguns parágrafos, tendo em conta que esta minha última visita (que era de trabalho) foi bastante completa.

Por vezes questionam-me - "Onde vais buscar inspiração?"
Esta é a resposta - "A minha inspiração vem das pessoas, das conversas, dos lugares".
E como costumo dizer - "Gosto de me perder, para me encontrar".







1 comentário:

  1. Mais sítios que certamente irás adorar então numa visita futura ao Porto:

    - Moustache (na zona da Praça Carlos Alberto, já como quem vai para a Praça dos Leões) para um chá de caramelo e um bagel de salmão e rúcula (ou outra das muitas delícias que têm);
    - Chocolataria Equador (na Rua das Flores, perto de São Bento) ou na Rua Sá da Bandeira, perpendicular à Passos Manuel do Coliseu), onde podes comprar chocolates muito bons e de misturas exóticas com um packaging requintado;
    - Boulangerie de Paris (sei que há uma junto ao shopping da Boavista, mas a que fica no início da Rua Mouzinho da Silveira, logo a seguir a São Bento) para uns macarrons;
    - Passos Manuel (na rua do mesmo nome, mesmo em frente ao Coliseu e talvez seja melhor perguntares porque pode passar despercebida a entrada) para uns almoços vegetarianos que agradam até a quem não gosta de comida vegetariana; ou
    - uns brunches na Miss Opo (Rua dos Caldeireiros, entre a das Flores e os Clérigos).

    Enfim, há imensas coisas giras a acontecer por cá, aceita a palavra de uma ex-lisboeta que se rendeu e daqui já não sai se não for para melhor!

    ResponderEliminar